COVID-19, como ajudar?

em

Você provavelmente já está por dentro do surto de coronavírus (COVID-19) que teve origem em um mercado de rua na China e, no momento que vos escrevo, já infectou 104266 pessoas ao redor do mundo.

Além da enorme quantidade de manchetes em todos os sites de notícia, eu também pude notar outras implicações indiretas do surto.

Ouvi relatos de amigos que estavam sendo forçados a fazer home office, aulas foram canceladas, eventos enormes de tecnologia estão sendo cancelados. Um campeonato de Counter-Strike decidiu seguir sem público de última hora. Até as gigantes da tecnologia estão oferecendo videoconferência grátis para reuniões. Ações estas com o intuito de conter o contágio generalizado do vírus.

Há um tempo atrás eu escrevi um texto sobre como o poder do processamento de máquinas pode ser compartilhado e os benefícios que isso traz aos cientistas do mundo todo, sobretudo na área da saúde.

Passado alguns meses e com esse surto do coronavirus, esse tipo de atividade, antes reservada a um público mais avançado no que diz respeito a tecnologia, começou a se destacar novamente. Achei interessante a forma com que os veículos de comunicação tem tentado simplificar o conceito para o usuário comum, aquele que só manda mensagem de áudio no zap e curte foto no Instagram. Esse texto é uma tentativa de aumentar o alcance dessa mensagem com a mesma abordagem.

Você pode ajudar as pesquisas do COVID-19 do conforto de sua casa utilizando o Folding@home. Esse software utiliza parte do poder ocioso de sua máquina que, ao se juntar com outros computadores pela internet, se torna uma enorme calculadora que tem como objetivo simular e entender o comportamento das proteínas que compõe o coronavírus (COVID-19).

Folding@home versão web
Folding@home versão web

Em outras palavras, é a boa e velha vaquinha, mas com cálculos binárias ao invés de cédulas de dinheiro.

Tudo que você precisa fazer para ajudar é instalar o Folding@home no seu computador.

Folding@home versão desktop
Folding@home versão desktop

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s